EAD
segunda-feira, 19 de janeiro de 2015
Eu enquanto aluna EAD
A minha experiência com relação ao ensino a distancia se iniciou com os cursos para concurso promovido pela LFG, as aulas eram realizadas através de videoconferência no qual a transmissão era feita ao vivo com horários predeterminados, ou seja, eram aulas síncronas. Depois também tive experiência também com cursos para concurso realizado pelo Renato Saraiva, neste curso as aulas eram assíncronas, e esta é uma vantagem da EAD a de possibilitar horários alternativos no qual o aluno faz o seu horário. Convém salientar que o sucesso de um curso a distância depende muito da disciplina do estudante, pois o mesmo exige um maior comprometimento do aluno.
Sou graduada em Letras através do curso presencial oferecido pela UNEB (Universidade do Estado da Bahia) e mais tarde me graduei em Matemática através do curso a distância oferecido pela UAB (Universidade Aberta do Brasil) em parceria com a UNEB (Universidade do Estado da Bahia) .
A diferença entre as duas modalidades de ensino, presencial e a distância, é que realmente no curso a distância há necessidade de maior comprometimento do aluno, pois um curso fornecido pela EAD necessita de muita dedicação por parte do aluno e se o mesmo não se empenhar ele não absorverá o conteúdo e irá se prejudicar no curso.
A educação a distância ultrapassa as barreiras territoriais e promove um ensino voltado para o aprendizado responsável e com horários flexíveis e esse aprendizado responsável é fundamental para a valorização da educação a distância, pois os alunos dessa modalidade de ensino devem ser mais disciplinados, mesmo porque o seu horário e a sua aprendizagem dependem exclusivamente deles.
quarta-feira, 14 de janeiro de 2015
Os ambientes virtuais de aprendizagens, mediados pelas TIC´s, representam espaços virtuais cheios de possibilidades, de potencialidades e de atualizações constantes. São universos sem fronteiras onde os participantes podem agenciar inúmeros eventos simultaneamente e, assim, co-laborar e cooperar com o jogo-aprender. O jogo-aprender cria novos discursos, amplas argumentações, respeita as resistências, dinamiza as ações, valoriza as linguagens, enfim, estabelece um laço social de respeito mútuo. Esses ambientes virtuais, contemplam a “complexidade, a multiplicidade, não-linearidade, a bidirecionalidade, a potencialidade, a permutabilidade e a imprevisibilidade, permitindo ao usuário-interlocutor-fruidor a liberdade de participação, de intervenção e de criação” (Silva, 2000: 106). Nesse sentido, os grupos estabelecem diálogos e criam laços sociais de vizinhança (intelectual, política, ético etc) e de comprometimento com sua posição de sujeito-professor.
quinta-feira, 8 de janeiro de 2015
A Educação a distância não é modismo
A busca contínua pela qualificação profissional tem levado as pessoas a buscarem formas de conciliarem os estudos e as ocupações diárias. A educação a distância tem se mostrado uma alternativa e por isso ganha cada vez mais destaque na mídia. A informática tem favorecido essa nova forma de aprendizado.
Com o desenvolvimento tecnológico especializado abriu-se espaço a alternativas educacionais veiculando a criação de novas formas de aprendizado: a Educação a Distância (EaD). Este ensino vem se adequando as condições de uma parcela da população desprovida de tempo disponível que requereria em um curso presencial.
Segundo Belloni,
A Educação a Distância (EaD) está expandindo cada vez mais, por ser uma modalidade que busca atender as novas demandas educacionais decorrentes das mudanças na nova ordem econômica mundial, que vêm acontecendo em ritmo acelerado sendo visíveis no crescente avanço das tecnologias de comunicação e informação, tendo como consequências mudanças no campo educacional (BELLONI, 2001).
A educação a distância ultrapassa as barreiras territoriais e promove um ensino voltado para o aprendizado responsável e com horários flexíveis e esse aprendizado responsável é fundamental para a valorização da educação a distância, pois os alunos dessa modalidade de ensino devem ser mais disciplinados, mesmo porque o seu horário e a sua aprendizagem dependem exclusivamente deles.
A educação a distância não é um modismo: é parte de um amplo e contínuo processo de mudança, que inclui não só a democratização do acesso a níveis crescentes de escolaridade e atualização permanente como também a adoção de novos paradigmas educacionais, em cuja base estão os conceitos de totalidade, de aprendizagem como fenômeno pessoal e social, de formação de sujeitos autônomos, capazes de buscar, de criar, de aprender ao longo de toda a vida e de intervir no mundo em que vivem.
REFERÊNCIA:
NEVES. CARMEN MOREIRA DE CASTRO. A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.UFRGS.BR/NUCLEOEAD/DOCUMENTOS/EDUCACAO1.HTM
Assinar:
Postagens (Atom)